Fed e previsões da Ford geram calafrio e derrubam Wall St
![]()
Por David French
(Reuters) - Wall Street encerrou a terça-feira em queda, já que a véspera de provável outro grande aumento da taxa de juros trouxe mais evidências do impacto da inflação nas empresas norte-americanas.
O índice de referência S&P 500 cai 19,1% neste ano, pois investidores temem que medidas agressivas de aperto da política monetária pelo Fed possam levar a economia dos EUA a uma recessão.
O S&P 500 fechou pela terceira sessão consecutiva abaixo de 3.900 pontos --nível considerado por analistas técnicos como um forte suporte.
A perspectiva sombria emitida na semana passada pela empresa de entrega FedEx Corp foi repetida, desta vez pela montadora Ford Motor Co.
As ações da Ford despencaram 12,3%, a maior queda em um dia desde 2011, depois de a companhia sinalizar impacto de 1 bilhão de dólares --maior do que o esperado-- da inflação e atrasar a entrega de alguns veículos para o quarto trimestre devido à escassez de peças.
A rival General Motors Co também afundou 5,6%.
"Vimos alguns líderes falarem sobre as pressões que estão enfrentando, então podemos ver alguma compressão de margem e algum abrandamento nos números de primeira linha nos resultados do terceiro trimestre", disse Greg Boutle, chefe de estratégia de ações e derivativos para os EUA no BNP Paribas.
O banco central dos EUA deve aumentar as taxas em 75 pontos-base pela terceira vez consecutiva ao fim de sua reunião de política monetária na quarta-feira. Os mercados também precificam chance de 17% de aumento de 100 pontos-base e preveem taxa terminal de 4,49% até março de 2023.
O foco também se voltará para a atualização das projeções econômicas e para as estimativas de gráfico de pontos, com investidores em busca de pistas sobre a percepção dos formuladores de política monetária acerca do ponto final dos juros e das perspectivas para desemprego, inflação e crescimento econômico.
O índice S&P 500 fechou em queda de 1,13%, a 3.855,93 pontos. O Dow Jones caiu 1,01%, a 30.706,23 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,95%, a 11.425,05 pontos.
0 comentário
Ibovespa recua pressionado por tombo de Eneva; BB Seguridade sobe
Wall Street sobe enquanto investidores aguardam dados econômicos
BC da China promete apoio financeiro para impulsionar demanda interna
Inflação na zona do euro será afetada por tarifas mas cortes nos juros podem compensar, dizem economistas do BCE
Índia tem negociações para acordos de minerais críticos com Brasil, Canadá, França e Holanda, dizem fontes
Ministra das Finanças do Japão afirma que excedente de reservas cambiais pode ser discutido como opção de financiamento