Reuters: Genial/Quaest mostra Lula e Bolsonaro em empate técnico em SP e no Rio, petista está à frente em Minas
![]()
26/09/2022 12:37
PACKAGE
POLITICA-ELEICOES-QUAEST-MGSPRJ
Genial/Quaest mostra Lula e Bolsonaro em empate técnico em SP e no Rio, petista está à frente em Minas
SOURCE:
REUTERS
Lula e Bolsonaro estão em empate técnico no Rio e SP
Dimensions: 4973 x 3316-
Size: 2.5MB-
Source: Reuters
16/08/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino
PICTURE
WATERMARKED COMP
XML
XML
Por Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - Pesquisas Genial/Quaest divulgadas nesta segunda-feira mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), tecnicamente empatados na eleição presidencial em São Paulo e no Rio de Janeiro, e o petista na liderança na disputa em Minas Gerais.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Lula aparece com 37% da preferência do eleitorado, ante 36% há pouco mais de duas semanas, ao passo que Bolsonaro soma 35%, ante 37%.
O petista aparece, portanto, numericamente à frente do candidato à reeleição, mas como a margem de erro do levantamento paulista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão em empate técnico.
A situação de empate técnico em São Paulo prevalece na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, também com vantagem numérica para o ex-presidente. O petista tem 43% contra 42% do candidato à reeleição, mantendo o placar da pesquisa anterior.
Para a pesquisa em São Paulo, o Quaest ouviu 2 mil pessoas entre os dias 22 e 25 de setembro. As pesquisas nos três Estados foram contratadas pela corretora Genial Investimentos.
No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país e Estado em que Bolsonaro fez sua carreira política, a vantagem numérica é do atual presidente, mas também há empate técnico com Lula. Bolsonaro tem 39% da preferência do eleitorado fluminense, ante 40% em setembro, ao passo que Lula soma 37%, ante 36%. A margem de erro deste levantamento é de 2,5 pontos percentuais.
Na simulação de segundo turno, persiste o empate técnico e a vantagem numérica de Bolsonaro no Estado. O candidato à reeleição soma 44%, ante 45% na pesquisa anterior, enquanto Lula aparece com 43%, ante 44%.
Para a pesquisa no Rio, o Quaest ouviu 1.500 pessoas também entre os dias 22 e 25 de setembro.
Por outro lado, em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país e Estado onde o eleito para presidente venceu em todas as eleições desde a redemocratização, Lula lidera.
O petista tem 45% da preferência do eleitorado mineiro, ante 43%, ao passo que Bolsonaro soma 33%, ante 36% na pesquisa anterior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em um eventual segundo turno, Lula teria 50% em Minas, mesmo patamar da pesquisa anterior, ao passo que Bolsonaro ficaria com 38%, ante 39%.
Para a sondagem mineira, o Quaest ouviu 2 mil pessoas no Estado entre os dias 22 e 25 de setembro.
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St