Moraes se reúne com presidente do TCU para discutir auditoria das urnas
![]()
Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reúne-se nesta segunda-feira com o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para discutir sobre a auditoria que o TCU fará no dia da eleição, 2 de outubro, no sistema de votação por meio das urnas eletrônicas, segundo fontes.
O encontro está previsto para as 15h no TCU, segundo a agenda de Moraes.
Segundo uma das fontes, as duas autoridades vão conversar sobre a próxima etapa da auditoria a ser realizada pelo TCU. Dantas deverá dar uma entrevista coletiva às 18h sobre o assunto.
O TCU decidiu fazer uma auditoria nas urnas eletrônicas no dia da eleição, uma iniciativa que ocorre em paralelo à decisão do Ministério da Defesa de fazer uma checagem da totalização do resultado das urnas por amostragem.
Nos bastidores, segundo outra fonte, o TSE espera que o resultado da auditoria do TCU sirva para atestar a legalidade, segurança e confiança das urnas eletrônicas e faça um eventual contraponto a essa iniciativa dos militares, inédita, de fazer a sua própria checagem por amostragem estatística do resultado das urnas.
O TCU já endossou em outros momentos as eleições no Brasil.
Em segundo nas pesquisas nacionais de intenção de voto ao Palácio do Planalto, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem feito infundadas suspeitas sobre o sistema eleitoral brasileiro e já chegou a insinuar que pode não aceitar o resultado da votação.
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St