Congresso dos EUA anuncia orçamento provisório para evitar paralisação federal
![]()
Por Richard Cowan
WASHINGTON (Reuters) - O Senado dos Estados Unidos realizará uma votação inicial sobre uma medida provisória de gastos nesta terça-feira para manter as agências federais funcionando até o final desta semana, enquanto o Congresso continua a negociar projetos de lei para financiar o governo até o próximo ano fiscal.
Os democratas do presidente Joe Biden controlam ambas as casas do Congresso e devem evitar uma embaraçosa paralisação parcial do governo apenas seis semanas antes das eleições de 8 de novembro, quando o controle do Congresso estará em jogo.
O projeto de lei, que estenderá o financiamento geral do governo até 16 de dezembro, pede 12,3 bilhões de dólares em novos investimentos para ajudar a Ucrânia a combater a invasão russa, disse a presidente do Comitê de Dotações da Câmara dos Deputados, Rosa DeLauro, em comunicado.
O Congresso recorreu a esse tipo de projeto de lei de gastos temporários de última hora em 43 dos últimos 46 anos devido ao fracasso em aprovar dotações anuais a tempo para o início do ano fiscal federal, de acordo com um estudo do governo.
O resultado de uma primeira votação não foi claro devido a uma briga por um complemento do senador democrata Joe Manchin, que pressionou para incluir uma medida para acelerar o processo de licenciamento governamental a projetos de energia.
Mesmo que a votação processual desta terça-feira falhe, os líderes da Câmara dos Deputados e do Senado devem mudar de marcha para aprovar prontamente a lei de gastos até a meia-noite de sexta-feira.
É quando as agências governamentais ficam sem dinheiro com o início de um novo ano fiscal no sábado.
Com o clima frio de inverno se aproximando nos Estados Unidos, a legislação fornece 1 bilhão de dólares adicionais para o Programa de Assistência de Energia Doméstica de Baixa Renda "para ajudar a lidar com a pressão sobre os bolsos das famílias de baixa renda devido à inflação", disse DeLauro.
(Reportagem de Richard Cowan; Reportagem adicional de Patricia Zengerle, Doina Chiacu, Susan Heavey e Ahmed Aboulenein)
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St