Ações europeias caem conforme Reino Unido alimenta temores de alta dos juros
![]()
Por Devik Jain e Amruta Khandekar
(Reuters) - As bolsas europeias caíram nesta terça-feira e estenderam uma liquidação imposta por crescentes temores de uma recessão em meio a um aperto agressivo da política monetária por bancos centrais, com as ações de Londres se recuperando de preocupações com um novo plano econômico.
O DAX, da Alemanha, recuou para mínimas desde novembro de 2020, enquanto o índice MIB da Itália devolveu todos os ganhos obtidos graças ao alívio eleitoral de segunda-feira.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,13%, a 388,24 pontos, em uma sessão volátil em que chegou a subir até 1,3%.
Ganhos em mineradoras, empresas de energia e saúde foram compensados por quedas acentuadas nos setores de bancos e serviços públicos.
O FTSE, de Londres, recuou com a recuperação da libra ante mínimas recordes atingidas na segunda-feira por causa de preocupações com o impacto do "miniorçamento" do Reino Unido.
"A estabilização da libra veio na esteira de expectativas de que o Banco da Inglaterra apertará muito a política monetária. Há espaço decente para o banco central decepcionar as expectativas e, se isso acontecer, a libra pode retomar sua queda em relação ao dólar", disse Themos Fiotakis, chefe de pesquisa em câmbio estrangeiro do Barclays em Londres.
O STOXX 600 perdeu 4,4% nas últimas quatro sessões, depois que dados negativos sobre a atividade econômica regional e o aperto da política monetária por vários bancos centrais globais intensificaram temores de uma recessão econômica.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,52%, a 6.984,59 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,72%, a 12.139,68 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,27%, a 5.753,82 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,16%, a 20.961,38 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,84%, a 7.445,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,52%, a 5.443,99 pontos.
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St