Minério de ferro tem perda trimestral por Covid e setor imobiliário em dificuldade na China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura marcaram suas segundas perdas trimestrais, apesar de alguns ganhos nesta sexta-feira, com os mercados ainda dominados por preocupações com uma política rigorosa de zero Covid e o nervosismo do setor imobiliário na China, maior produtora mundial de aço.
No entanto, as esperanças de manutenção de políticas de apoio à economia chinesa em dificuldades e o aumento da demanda por aço relacionada à construção deram alguma sustentação ao ingrediente siderúrgico.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China fechou em alta de 0,1%, a 721,50 iuanes (101,66 dólares) a tonelada, abaixo da máxima do dia de 730,50 iuanes.
Na Bolsa de Cingapura, minério de ferro de referência de outubro subiu 0,6%, a 96 dólares a tonelada, abaixo da alta da sessão de 97,55 dólares.
No mercado spot, o minério de ferro de referência com teor de 62% com destino à China caiu 3 dólares nesta sexta-feira, a 97 dólares a tonelada, após ter ficado relativamente estável esta semana em nível próximo a 100 dólares a tonelada, uma queda de 18% em relação ao trimestre anterior.
O reabastecimento da demanda antes dos feriados da Semana Dourada da China a partir de 1º de outubro sustentou os preços do minério de ferro, juntamente com o aumento do consumo do material pelas siderúrgicas, disseram analistas.
A taxa de utilização da capacidade de alto-fornos na China aumentou de forma constante nas últimas oito semanas, atingindo 89,08% em 23 de setembro, a maior desde junho, mostraram dados da consultoria Mysteel.
"A reposição dos armazéns antes do festival ainda está em andamento", disseram analistas da Zhongzhou Futures em nota.
Mas a demanda geral de minério de ferro da China pode permanecer moderada nos próximos meses, especialmente se Pequim manter sua política de zero Covid, disseram analistas.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes