Reuters: FHC anuncia voto em Lula e cita "história de luta pela democracia"
![]()
Por Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que também é presidente de honra do PSDB, anunciou nesta quarta-feira que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).
"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu FHC em uma publicação no Twitter, acompanhada de duas fotos --uma antiga em preto e branco e uma mais recente-- dele com o petista.
Lula agradeceu rapidamente o apoio publicando também no Twitter: "Obrigado pelo apoio, @FHC. Vamos juntos pela democracia. Um grande abraço!"
Presidente entre 1995 e 2002, FHC derrotou Lula nas duas vezes que foi eleito e, em 2003, passou a faixa presidencial para o petista, que governaria por dois mandatos até 2010. PSDB e PT polarizaram as disputas presidenciais até 2014. Em 2018, com a vitória de Bolsonaro, a polarização mudou.
FHC e Lula estiveram juntos em episódios históricos da política brasileira, como as Diretas Já e nas greves lideradas por Lula no ABC paulista na década de 1970 e no combate à ditadura militar, que governou o Brasil entre 1964 e 1985 e é elogiada por Bolsonaro, um ex-capitão do Exército.
0 comentário
Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir