Reuters: FHC anuncia voto em Lula e cita "história de luta pela democracia"
![]()
Por Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que também é presidente de honra do PSDB, anunciou nesta quarta-feira que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).
"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu FHC em uma publicação no Twitter, acompanhada de duas fotos --uma antiga em preto e branco e uma mais recente-- dele com o petista.
Lula agradeceu rapidamente o apoio publicando também no Twitter: "Obrigado pelo apoio, @FHC. Vamos juntos pela democracia. Um grande abraço!"
Presidente entre 1995 e 2002, FHC derrotou Lula nas duas vezes que foi eleito e, em 2003, passou a faixa presidencial para o petista, que governaria por dois mandatos até 2010. PSDB e PT polarizaram as disputas presidenciais até 2014. Em 2018, com a vitória de Bolsonaro, a polarização mudou.
FHC e Lula estiveram juntos em episódios históricos da política brasileira, como as Diretas Já e nas greves lideradas por Lula no ABC paulista na década de 1970 e no combate à ditadura militar, que governou o Brasil entre 1964 e 1985 e é elogiada por Bolsonaro, um ex-capitão do Exército.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes