IGP-DI acelera queda a 1,22% em setembro, diz FGV
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A queda do Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) se intensificou a 1,22% em setembro, depois de um recuo de 0,55% no mês anterior, uma vez que os preços de commodities e combustíveis continuaram pressionando, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de deflação de 0,85%, e o resultado de setembro levou o índice a acumular em 12 meses alta de 7,94%.
No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, caiu 1,68%, de queda de 0,63% no mês anterior.
A pressão para o consumidor em setembro aumentou, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) --que responde por 30% do IGP-DI-- teve oscilação positiva de 0,02% no período, de queda de 0,57% em agosto.
"Os preços de commodities e combustíveis continuam a orientar a desaceleração do IPA e do IPC. Contudo, o IPA antecipa maior contração das pressões inflacionárias", explicou em nota o coordenador dos índices de preços, André Braz.
"O índice de difusão – que mede o percentual de produtos e serviços com elevação em seus preços – vem apresentando importante recuo", completou.
Segundo Braz, em setembro de 2021, 69% dos itens componentes do IPA tinham alta de preços, enquanto no mesmo mês deste ano o percentual caiu para 30%.
No IPC, o número de itens com aumento de preço passou de 65% em setembro de 2021 para 58% em setembro de 2022.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou alta de 0,09% em setembro, repetindo a mesma taxa de agosto.
O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir