Vendas no varejo da zona do euro caem em agosto
![]()
BRUXELAS (Reuters) - As vendas no varejo da zona do euro caíram em agosto, mostraram dados nesta quinta-feira, indicando fraqueza na demanda do consumidor e reforçando as expectativas de que uma recessão que se aproxima.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que as vendas no varejo nos 19 países que compartilham o euro caíram 0,3% em relação ao mês anterior, para uma queda de 2,0% na base anual.
Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 0,4% e recuo de 1,7% na comparação anual.
A queda nas vendas no varejo, vista como referência da demanda do consumidor, reforça as expectativas dos economistas de que a zona do euro deverá entrar em recessão nos próximos trimestres, atingida pelo choque de preços de energia gerado pela invasão russa da Ucrânia.
A queda nas vendas em agosto ocorreu apesar do forte aumento no volume de vendas de combustíveis automotivos durante a temporada de festas, que cresceu 3,2% em relação ao mês anterior e 5,1% sobre o ano anterior, mas não conseguiu compensar a queda nas vendas de alimentos e bebidas e compras pela internet ou por correspondência.
As vendas no varejo de produtos não alimentícios em geral aumentaram 0,2% em agosto, embora tenham caído 3,0% em relação ao ano anterior.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes