Ibovespa quebra série de altas e recua, mas avança na semana com eleição
![]()
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, encerrando uma série de cinco pregões de alta, com as ações da Cosan entre as maiores baixas após anunciar compra de participação na Vale, que também perdeu o fôlego após a notícia.
Wall Street endossou o ajuste na bolsa paulista, mais uma vez fechando em baixa, com dados de emprego corroborando as apostas de que o Federal Reserve seguirá com a campanha de aumento da taxa de juros que muitos investidores temem que leve a economia dos Estados Unidos a uma recessão.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,01%, a 116.375,25 pontos, após encostar nos 118 mil pontos na máxima do pregão. O volume financeiro somou 32,5 bilhões de reais.
Na semana, o Ibovespa valorizou-se 5,76%, em desempenho que reflete principalmente a alta de 5,54% na segunda-feira, quando reagiu ao resultado do primeiro turno das eleições no Brasil, com disputa mais apertada do que o esperado na corrida presidencial e uma composição de centro-direita no Congresso.
As primeiras pesquisas divulgadas durante a semana, incluindo Datafolha nesta sexta-feira, continuaram apontando favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno, no dia 30.
Em Nova York, o S&P 500 caiu 2,8%.
O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou a criação de 263 mil vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, abaixo das 315 mil de agosto, mas acima do esperado, enquanto o desemprego caiu a 3,5%.
Para Raone Costa, economista-chefe da gestora Alphatree, os dados são uma evidência de que o mercado de trabalho norte-americano está começando a esfriar, mas é algo ainda muito incipiente, e as contratações ainda estão em um patamar forte.
"Acredito que seja um dado que não define nada para o Fed", afirmou, referindo-se ao banco central dos EUA. Na visão dele, o principal componente para a próxima decisão é o índice de preços ao consumidor (CPI). O dado de setembro sairá no próximo dia 13.
Os números, na visão de Felipe Sichel, sócio e economista-chefe do Banco Modal, reforçam sua projeção de alta do juro dos EUA em pelo menos 1,25 ponto percentual até o final do ano.
DESTAQUES
- COSAN ON desabou 8,72%, a 16,65 reais, após o conglomerado anunciar durante o pregão que adquiriu participação de aproximadamente 4,9% do total de ações ordinárias de mineradora Vale. VALE ON recuou 0,05%, a 75,51 reais, revertendo os ganhos apurados antes do anúncio, que chegaram a 5,15% no melhor momento.
- MRV&CO ON recuou 5,72%, a 11,7 reais, pressionada pela decisão de suspender planos para um processo de financiamento da Resia, subsidiária nos EUA, via entrada de um investidor, devido a condições de mercado. Ainda assim, divulgou plano de elevação gradual das unidades construídas e vendidas pela Resia até atingir 12.000 por ano em 2030.
- BRADESCO PN caiu 2,38%, a 20,47 reais, tendo de pano de fundo relatório do JPMorgan cortando a recomendação da ação para 'neutra', enquanto vê o banco mais exposto a classes de renda mais baixas, que apresentam maior risco de crédito. No setor, ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,21% e BANCO DO BRASIL ON avançou 0,22%.
- PETROBRAS PN desvalorizou-se apenas 0,09%, a 33,63 reais, em dia de forte alta do petróleo no exterior, enquanto agentes financeiros seguem atentos ao noticiário sobre o segundo turno da eleição presidencial no Brasil. Agentes veem o papel como o mais afetado pelo desfecho das urnas no próximo dia 30.
- CIELO ON avançou 2,75%, a 5,6 reais. Analistas do Bank of America elevaram a recomendação das ações para "compra", bem como o preço-alvo para 7,4 reais, avaliando que o forte impulso dos lucros e o "valuation" ainda descontado devem sustentar o forte desempenho dos papéis.
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed