Presidente da Ucrânia diz que precisa de mais apoio financeiro
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira que o aumento do apoio financeiro de doadores internacionais ajudará a acabar com a guerra contra a Rússia mais rapidamente e citou necessidade de 38 bilhões de dólares para fechar o déficit orçamentário estimado para o próximo ano.
"Quanto mais assistência a Ucrânia receber agora, mais cedo terminaremos a guerra russa e mais cedo e com mais segurança garantiremos que uma guerra tão cruel não se espalhe para outros países", disse Zelenskiy em discurso durante reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial em Washington.
Na reunião, Zelenskiy também afirmou que a Ucrânia precisa de 17 bilhões de dólares para reconstrução de infraestrutura crítica e que está buscando junto ao FMI um novo programa de auxílio financeiro orçado em até 20 bilhões de dólares.
O premiê ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou na reunião que a Ucrânia precisará de 55 bilhões de dólares em financiamento externo em 2023. Shmyhal também pediu o confisco de centenas de bilhões de dólares em ativos russos atualmente congelados.
(Por David Lawder e Andrea Shalal)
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed