Presidente da Ucrânia diz que precisa de mais apoio financeiro
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira que o aumento do apoio financeiro de doadores internacionais ajudará a acabar com a guerra contra a Rússia mais rapidamente e citou necessidade de 38 bilhões de dólares para fechar o déficit orçamentário estimado para o próximo ano.
"Quanto mais assistência a Ucrânia receber agora, mais cedo terminaremos a guerra russa e mais cedo e com mais segurança garantiremos que uma guerra tão cruel não se espalhe para outros países", disse Zelenskiy em discurso durante reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial em Washington.
Na reunião, Zelenskiy também afirmou que a Ucrânia precisa de 17 bilhões de dólares para reconstrução de infraestrutura crítica e que está buscando junto ao FMI um novo programa de auxílio financeiro orçado em até 20 bilhões de dólares.
O premiê ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou na reunião que a Ucrânia precisará de 55 bilhões de dólares em financiamento externo em 2023. Shmyhal também pediu o confisco de centenas de bilhões de dólares em ativos russos atualmente congelados.
(Por David Lawder e Andrea Shalal)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes