Índice europeu STOXX 600 chega a quatro dias de ganhos
![]()
Por Amruta Khandekar e Devik Jain
(Reuters) - As ações europeias subiram pela quarta sessão consecutiva nesta terça-feira, ampliando o rali do pregão anterior provocado pela reversão histórica do plano fiscal do Reino Unido, com os investidores mantendo-se atentos aos balanços corporativos para avaliar as perspectivas econômicas.
O STOXX 600 fechou em alta de 0,34%, a 399,84 pontos. O índice pan-europeu registrou seu melhor dia em quase duas semanas na segunda-feira, depois que o novo ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, descartou a maior parte dos 45 bilhões de libras de cortes de impostos não financiados da primeira-ministra Liz Truss, que haviam levado a turbulências no mercado e forçado o Banco da Inglaterra a intervir.
Os setores de construção e materiais e montadoras avançaram 1,9% e 1,7%, respectivamente, e foram os que obtiveram os maiores ganhos setoriais.
"Temos o alívio de curto prazo no Reino Unido e o ambiente político lá, vimos (balanços corporativos) divulgados nos EUA que até agora foram (decentes) e então a ganância superará o medo e as pessoas olharão para esses preços e pensarão, temos que aproveitar", disse John Woolfitt, diretor de negociação da Atlantic Capital Markets.
Com o aperto agressivo da política monetária por parte dos bancos centrais diante da inflação em máximas de décadas, os mercados analisam as previsões das empresas para avaliar o impacto das pressões macro.
O Avanza Bank teve alta de 12% depois que o grupo financeiro sueco divulgou fortes lucros e receitas operacionais no terceiro trimestre.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,24%, a 6.936,74 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,92%, a 12.765,61 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,44%, a 6.067,00 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,93%, a 21.518,78 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,72%, a 7.611,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,48%, a 5.399,98 pontos.
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed