PMI da zona do euro de outubro amplia evidências de que bloco caminha para recessão
![]()
Por Jonathan Cable
LONDRES (Reuters) - A zona do euro está provavelmente entrando em recessão uma vez que a atividade empresarial se contraindo no ritmo mais rápido em quase dois anos neste mês, já que a crise do custo de vida mantém os consumidores cautelosos e diminui a demanda, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
As fábricas têm sido particularmente afetadas pelo aumento dos preços da energia, enquanto as cadeias de fornecimento ainda se recupera da pandemia do coronavírus e devido ao golpe da invasão russa da Ucrânia.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto da S&P Global caiu para 47,1 de 48,1 em setembro em sua leitura preliminar, abaixo da expectativa de 47,5 em pesquisa da Reuters.
Outubro foi o quarto mês abaixo da marca de 50 que separa crescimento da contração e marcou a leitura mais baixa desde novembro de 2020.
"Os PMIs prelimianares de outubro fornecem ainda mais evidências de que a zona do euro está deslizando para uma recessão bastante profunda, mas que as pressões inflacionárias continuam intensas", disse Andrew Kenningham, da Capital Economics.
A inflação na zona do euro atingiu um recorde de 9,9% em setembro, segundo dados divulgados na semana passada, e com os preços subindo acentuadamente a demanda enfraqueceu consideravelmente, levando o índice composto de novos negócios para uma mínima de quase dois anos.
Para tentar combater a inflação em quase cinco vezes sua meta, o Banco Central Europeu começou a aumentar as taxas de juros e a expectativa é de novo aumento de 0,75 ponto percentual na qunta-feira.
O PMI de serviços do bloco caiu para 48,2 em relação aos 48,8 de setembro, em linha com a pesquisa da Reuters, mas o ponto mais baixo em 20 meses.
O PMI de indústria recuou de 48,4 para 46,6, seu valor mais baixo desde maio de 2020 e abaixo de todas as previsões da pesquisa da Reuters.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi