Duas Coreias trocam tiros de alerta perto da fronteira marítima em meio a tensões
![]()
Por Soo-hyang Choi e Hyonhee Shin
SEUL (Reuters) - As Coreias do Norte e do Sul trocaram tiros de alerta na costa oeste nesta segunda-feira, acusando-se mutuamente de violar suas fronteiras marítimas em meio ao aumento da tensão militar.
O Estado-Maior Conjunto do Sul (JCS) disse que transmitiu avisos e disparou tiros de advertência ao ver um navio mercante norte-coreano que cruzou a Linha de Limite Norte (NLL), a fronteira marítima de fato, por volta das 3h40 (horário local).
Os militares norte-coreanos disseram ter feito 10 disparos de artilharia de foguetes depois que um navio da Marinha sul-coreana violou a fronteira marítima e disparou tiros de advertência "com o pretexto de rastrear um navio não identificado", segundo a mídia estatal.
"Ordenamos contramedidas iniciais para expulsar fortemente o navio de guerra inimigo", disse um porta-voz do Estado-Maior da Coreia do Norte, de acordo com a agência de notícias oficial KCNA.
Os militares sul-coreanos chamaram a ação do Norte de violação de um pacto militar bilateral de 2018 que proíbe "atos hostis" nas áreas de fronteira e pediu que cesse "provocações e acusações".
Desde a década de 1990, Pyongyang vem contestando a NLL, elaborada no final da Guerra da Coreia de 1950-53, alegando que ela deveria estar bem ao sul.
Um oficial das Forças Armadas da Coreia do Sul disse que foi realizada uma "operação normal" em relação à invasão de fronteira e rejeita a alegação da Coreia do Norte sobre a NLL.
A mais recente troca de tiros ocorreu em meio a tensões latentes, com a Coreia do Norte realizando testes de armas em um ritmo sem precedentes este ano.
(Reportagem de Soo-hyang Choi e Hyonhee Shin)
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi