Reuters: TSE manda remover propaganda de Bolsonaro que vincula ida de Lula ao Alemão à ligação com traficantes
![]()
Por Eduardo Simões
(Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, deu liminar à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para determinar a remoção da propaganda do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) que vincula uma visita feita pelo petista ao complexo de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, a uma alegada ligação dele com traficantes.
Em sua decisão, Moraes disse que a vinculação de Lula com o narcotráfico é "fato sabidamente inverídico com a aparente finalidade de relacionar a figura do candidato adversário ao tráfico".
A propaganda de Bolsonaro, veiculada no horário eleitoral, traz uma fala de um suposto apoiador do presidente dizendo que Lula teria estado no meio de traficantes.
"Embora o teor das falas não permita estabelecer, ao menos neste juízo de mera delibação, a efetiva relação existente entre essas falas e a visita de Luiz Inácio Lula da Silva ao Complexo do Alemão, há nítido intuito de vincular a figura do candidato à criminalidade, a partir de fato inverídico", escreveu Moraes em sua decisão.
"Isso porque, a propaganda, como visto, aponta que o candidato esteve no 'meio de traficantes', situação que se mostra desprovida de substrato fático, extrapolando os limites do debate político, pois constitui conteúdo sem veracidade e ofensivo à honra e a imagem, o que não pode ser tolerado por esta corte, notadamente por se tratar de notícia divulgada durante o 2º turno da eleição presidencial."
Na visita ao Alemão, onde fez uma caminhada de campanha depois de reunir-se com lideranças de comunidades, Lula usou um boné com a sigla CPX, que é alusiva a Complexo e usada para se referir ao conjunto de favelas.
Bolsonaro e seus apoiadores, no entanto, afirmaram falsamente se tratar de uma sigla vinculada a uma facção criminosa.
Em sua decisão, Moraes determinou a remoção da propaganda de Bolsonaro que busca vincular Lula ao narcotráfico sob pena de multa de 100 mil reais. O presidente do TSE também determinou que Bolsonaro e sua campanha à reeleição abstenham-se de publicar novos conteúdos sobre este tema, tanto no horário eleitoral, quanto nas redes sociais, também sob pena de multa de 100 mil reais para cada violação.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi