Ações europeias sobem com expectativa de pausa pelo Fed e com reunião do BCE em foco
![]()
Por Sruthi Shankar e Devik Jain
(Reuters) - As ações europeias subiram nesta segunda-feira impulsionadas pela expectativa de que o Federal Reserve possa desacelerar o ritmo de aumento dos juros, enquanto os investidores também celebraram a vitória de Rishi Sunak na disputa pelo cargo de primeiro-ministro britânico e aguardam a decisão sobre a taxa de juros do Banco Central Europeu.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,40%, a 401,84 pontos, em seu maior nível em quase uma semana, com os setores de serviços públicos, mídia e viagens e lazer na liderança dos ganhos.
Os principais índices de Wall Street avançaram na sexta-feira após uma reportagem que disse que o Fed provavelmente debaterá uma elevação menor da taxa de juros em dezembro.
"Embora seja encorajador que as autoridades do Fed tenham começado a apontar para um fim à vista para os aumentos da taxa de juros, essa pausa permanecerá condicionada a um arrefecimento da inflação e a um afrouxamento do mercado de trabalho. Isso ainda não foi visto nos dados", disse Mark Haefele, diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management.
Impulsionando ainda mais o sentimento, Sunak se tornará o próximo premiê britânico depois de vencer a disputa para liderar o Partido Conservador, o que analistas disseram ter aliviado um pouco do nervosismo em torno das perspectivas para a economia do Reino Unido.
O foco desta semana está na reunião de política monetária do Banco Central Europeu, em que provavelmente elevará as taxas de juros em mais 0,75 ponto percentual, enquanto tenta conter a inflação em cinco vezes sua meta, segundo pesquisa da Reuters.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,64%, a 7.013,99 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,58%, a 12.931,45 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,59%, a 6.131,36 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,93%, a 21.982,95 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,79%, a 7.680,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,30%, a 5.563,32 pontos.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi