EUA impõem novas sanções a autoridades iranianas por repressão a protestos
![]()
Por Daphne Psaledakis
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos colocaram nesta quarta-feira autoridades iranianas, incluindo responsáveis pela prisão de Evin, em Teerã, sob novas sanções devido à censura na internet e repressão a protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini sob custódia policial no Irã.
As sanções, que marcam 40 dias desde a morte de Amini, são a mais recente rodada imposta por Washington ao Irã pela repressão aos protestos, enquanto os Estados Unidos buscam aumentar a pressão sobre Teerã.
"Continuaremos a encontrar maneiras de apoiar o povo do Irã enquanto eles protestam pacificamente em defesa de seus direitos humanos e liberdades fundamentais e, ao fazê-lo, continuaremos a impor custos a indivíduos e entidades no Irã que se envolvem na repressão brutal ao povo iraniano", disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em um comunicado.
O Departamento do Tesouro dos EUA, em comunicado separado, disse que impôs sanções a funcionários do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), incluindo o comandante de sua organização de inteligência, bem como funcionários de prisões provinciais e iranianas e pessoas e entidades ligadas à censura na internet.
A ação desta quarta-feira tem como alvo Hedayat Farzadi, que o Tesouro norte-americano acusou de operar a prisão de Evin como seu diretor. A prisão mantém principalmente prisioneiros políticos, e Washington diz que vários manifestantes foram enviados para lá, onde afirma que foram submetidos a tortura.
Diretores de várias outras prisões no Irã também foram punidos, assim como diretores-gerais de prisões em províncias como o Curdistão.
A missão do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
(Reportagem de Daphne Psaledakis, Tim Ahmann e Rami Ayyub)
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed