Governo abrirá consulta sobre novo leilão para acesso à rede de transmissão elétrica
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia informou que abrirá, na próxima quinta-feira, uma consulta pública com diretrizes para o primeiro leilão do país para contratação de margem de escoamento para acesso ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Como mostrou a Reuters, esse novo leilão do setor elétrico ajudará a filtrar o enorme estoque de projetos de geração de energia renovável que se formou no último ano, após empreendedores correrem contra o tempo para garantir descontos em tarifas de distribuição e transmissão.
A proposta é colocar geradores para competir pela conexão de suas usinas ao sistema de transmissão de energia elétrica, de modo a indicar quais projetos efetivamente serão construídos entre os mais de 200 gigawatts (GW) de potência que aguardam outorga na agência reguladora Aneel.
Denominado Procedimento Competitivo por Margem (PCM), o certame está previsto para o primeiro semestre de 2023, disse o Ministério de Minas e Energia, em comunicado.
"O objetivo é proporcionar maior eficiência na alocação dos recursos de transmissão, cujo acesso tem sido limitado, dadas restrições técnicas e econômicas para atendimento dos interessados", afirmou a pasta.
Os critérios atuais para que as usinas acessem a rede elétrica não têm se mostrado adequados diante do enorme volume de novos projetos. Hoje, a emissão de pareceres de acesso pelo operador ONS segue uma ordem cronológica da data de solicitação --ou seja, quem chega primeiro tem preferência.
Após a conclusão da consulta pública, será publicada uma portaria com a sistemática do procedimento. Em seguida, a Aneel apresentará o cronograma de atividades para realização do procedimento ainda no primeiro semestre do ano que vem.
O trabalho é fruto de um diálogo junto à Aneel, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e associações do setor, apontou o governo.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed