Toyota diz que produção trimestral cresceu 30%, mas falta de peças persiste
![]()
Por Satoshi Sugiyama
TÓQUIO (Reuters) - A Toyota disse na sexta-feira que a produção global subiu 30% no trimestre encerrado em setembro, mas alertou que a escassez de semicondutores e outras peças que afetaram a indústria automobilística ainda restringirá a produção nos próximos meses.
A montadora produziu 887.733 veículos globalmente em setembro, um recorde para um único mês e um salto de 73% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Um porta-voz alertou que a Toyota não vê os ganhos na produção de setembro como sustentáveis e disse a repórteres: "Evitamos chamar isso de recuperação".
No trimestre de julho a setembro, as vendas globais subiram 4%, segundo cálculo da Reuters com base nas divulgações da empresa.
Para a primeira metade do ano comercial a partir de abril, a Toyota produziu 4.481.600 veículos em todo o mundo. Isso foi 10% acima no ano, mas ainda 5% abaixo dos planos iniciais da montadora.
O anúncio veio uma semana após a montadora dizer que era improvável atingir sua meta de produção de 9,7 milhões de veículos para este ano financeiro devido à escassez de chips.
"Embora a Toyota tenha dito recentemente que havia uma forte possibilidade de uma revisão para baixo da meta de 9,7 milhões, o nível de produção em si aumentou em relação ao ano anterior", disse Seiji Sugiura, analista sênior do Tokai Tokyo Research Institute.
"Apesar de o número de veículos não ser o que a Toyota esperava, acredito que está caminhando para uma recuperação na produção", disse Sugiura. "Por enquanto, devemos ver as vendas retomando com a produção."
Para a Toyota atingir a meta revisada, a produção no segundo semestre teria que ser cerca de 12% maior do que nos seis meses anteriores, com base nos resultados divulgados.
O porta-voz se recusou a comentar sobre uma nova meta de produção.
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed