Xi Jinping parabeniza Lula e cita "parceria estratégica" entre China e Brasil
![]()
PEQUIM (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou nesta segunda-feira Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória na eleição presidencial do Brasil, segundo a emissora estatal CCTV.
"Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil", disse Xi.
"Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos."
As relações entre a China e o Brasil pioraram sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, derrotado no segundo turno das eleições no domingo.
Lula, eleito para um terceiro mandato, liderou o Brasil no primeiro agrupamento do Brics em 2009, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia e China, antes da adesão da África do Sul em 2010.
No ano passado, Lula elogiou a China e sua resposta à pandemia de Covid-19 em uma entrevista a um meio de comunicação chinês.
(Reportagem de Martin Pollard)
0 comentário
CBS para o produtor rural poderá ter alíquota de 4,52% na Reforma Tributária
Flávio Bolsonaro se autodeclara presidente eleito do Brasil e diz que vai liderar oposição dos EUA
Fed mantém juros inalterados enquanto aguarda “coleta de mais informações”
Dólar tem sessão volátil e fecha estável com noticiário político e exterior no radar
Ibovespa fecha com queda forte em novo capítulo de ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs de longo prazo sobem sob influência do noticiário político e dos Treasuries