Coreia do Norte dispara 23 mísseis, um cai na costa sul-coreana pela primeira vez
![]()
Por Josh Smith e Soo-hyang Choi
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disparou pelo menos 23 mísseis no mar nesta quarta-feira, incluindo um que caiu a menos de 60 quilômetros da costa sul-coreana, o que o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, descreveu como "invasão territorial".
Foi a primeira vez que um míssil balístico caiu perto das águas do Sul desde que a península foi dividida em 1945, e o maior número de mísseis disparados pelo Norte em um único dia. A Coreia do Sul emitiu raros alertas de ataque aéreo e lançou seus próprios mísseis em resposta.
O míssil aterrissou fora das águas territoriais da Coreia do Sul, mas ao sul da Linha de Limite Norte (NLL), uma disputada fronteira marítima intercoreana.
Aviões de guerra sul-coreanos dispararam três mísseis ar-terra no mar ao norte da NLL em resposta, disseram os militares do Sul. Uma autoridade informou que as armas usadas incluem um AGM-84H/K SLAM-ER, que é uma arma de ataque de precisão "stand-off" fabricada nos EUA que pode voar por até 270 quilômetros com uma ogiva de 360 quilos.
Os lançamentos do Sul vieram após o gabinete de Yoon prometer uma "resposta rápida e firme".
"O presidente Yoon Suk-yeol observou que a provocação da Coreia do Norte hoje foi um ato efetivo de invasão territorial por um míssil invadindo a NLL pela primeira vez desde a divisão (das duas Coreias)", disse seu gabinete em comunicado.
(Reportagem de Soo-hyang Choi, Choonsik Yoo e Josh Smith; reportagem adicional de David Brunnstrom em Washington, Sakura Murakami em Tóquio e Liz Lee em Pequim)
0 comentário
Índice japonês Nikkei sobe com foco em um possível acordo no Oriente Médio
Orçamento de Trump propõe corte de 10% em gastos discricionários e aumento nos gastos com defesa
Líderes do Irã se juntam a manifestantes nas ruas de Teerã para projetar controle em tempos de guerra
Jovem Pan: Sob ameaça dos EUA, Irã volta a bombardear Israel
Trump promete mais ataques à infraestrutura iraniana enquanto nações buscam abrir Ormuz
Distribuidoras nacionais ficam de fora de 1ª fase do programa de subvenção ao diesel, mostra ANP