BC lança 3ª consulta pública de regulamentação da nova lei cambial
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central lançou nesta sexta-feira a terceira consulta pública para regulamentação da nova lei cambial, com prazo para sugestões de aprimoramentos até 3 de dezembro deste ano.
De acordo com a autarquia, entre os principais pontos da proposta está a consolidação de normas e a simplificação de regras e requerimentos, além da possibilidade de aplicação do capital em qualquer modalidade praticada no mercado internacional.
Para a prestação de informações do capital brasileiro no exterior, o BC informou ter proposto a manutenção dos pisos declaratórios e da periodicidade para essas declarações.
A proposta traz a necessidade de que as operações de capitais brasileiros no exterior tenham fundamentação econômica.
Em dezembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei de modernização da regulação cambial do país. A norma simplifica entrada e saída de dólares do país e elimina restrições para exportadores usarem livremente seus recursos, podendo também ampliar o espaço para a atuação de fintechs no mercado de câmbio, entre outras medidas.
A nova lei entrará em vigor em 31 de dezembro deste ano. O BC já havia informado que fará toda a regulamentação infralegal até essa data e que a partir de 2023 serão aprofundadas discussões relevantes sobre temas que poderão ser ajustados com a nova legislação em vigor.
Entre as regulamentações que devem ficar para 2023, estão o aperfeiçoamento de regras do mercado interbancário de câmbio, compensação privada de créditos nessa área e prazos previstos para operações nesse mercado.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed