Presidente do PL pede anulação de votos em parte das urnas apuradas nas Eleições 2022

Publicado em 22/11/2022 16:42 e atualizado em 22/11/2022 18:09
Segundo Valdemar Costa Neto, houve "desconformidades irreparáveis de mau funcionamento" em modelos antigos

Logotipo Notícias Agrícolas

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pediu a anulação de votos em parte das urnas de modelos antigos (anos de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015) nas Eleições 2022 em coletiva de imprensa nesta terça-feira (22).

Segundo ele, o partido e o presidente Jair Bolsonaro (PL) já entraram com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em uma chamada Representação Eleitoral para Verificação Extraordinária.

Segundo ele, esses modelos tiveram “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento”. Os problemas estariam nos "logs de urna". No total, essas urnas com supostas falhas representam mais de 350 mil.

“Todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”, aponta o documento.

Apenas as urnas modelo UE2020 seriam perfeitamente auditáveis. Elas equivalem a 40,82% das urnas utilizadas. Nesse recorte, o Bolsonaro teria 51,05% dos votos, ou seja, diferente do resultado apontado pelo TSE que mostrou vitória do ex-presidente Lula com 50,90% dos votos apurados na eleição do dia 30 de outubro.

O pedido dos membros do PL é embasado pelo laudo técnico de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo partido, e assinado pelo advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa. Esse documento aponta “evidências contundentes de mau funcionamento de urnas eletrônicas”.

Neto disse ainda que o relatório não expressa a opinião do partido ou da coligação de Bolsonaro, mas sim o resultado de estudo elaborado por especialistas. 

Procurado pela agência de notícias Reuters, o TSE não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • VINICIUS MORENO Umuarama - PR

    Boa, transparência deve ser primordial a uma Democracia e República! Os ungidos do STF deveriam ter dado mais transparência, nada disso estaria ocorrêndo. VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL COM CONTAGEM PÚBLICA!

    5