Alemanha sairá da crise mais forte com novas políticas comerciais e energéticas, diz Scholz
![]()
BERLIM (Reuters) - A Alemanha está forte o suficiente para enfrentar a crise causada pela invasão russa da Ucrânia e sairá dela mais robusta graças a uma nova abordagem para políticas de energia, defesa e comércio na maior economia da Europa, disse o chanceler Olaf Scholz nesta quarta-feira.
"Estamos acabando com as falhas de uma política energética e comercial que nos levou a uma dependência unilateral da Rússia e da China, em particular", disse Scholz à câmara baixa do Parlamento, acrescentando que seguir como antes não é uma opção.
"A Alemanha tem força para dominar a crise e sair mais forte dela", disse o chanceler, acrescentando que seu governo fará mais do que manter o status quo.
Desde a invasão da Ucrânia por Moscou, os alemães têm enfrentado alta nos preços de energia devido à interrupção do fornecimento da Rússia.
O governo não será capaz de interromper completamente o aumento dos preços de energia por meio de subsídios, mas pode reduzi-los a um nível suportável, disse Scholz.
Os limites aos preços da eletricidade e do gás a serem adotados por Berlim no próximo ano levarão os custos de energia a um nível que os especialistas não esperavam ver antes de 2024, acrescentou.
(Reportagem de Rachel More e Riham Alkousaa)
0 comentário
Dólar cai a R$5,0892 com avanço de Flávio Bolsonaro em pesquisas eleitorais
Ibovespa fecha em alta com estrangeiros e cena eleitoral
Ações europeias fecham estáveis com cautela por alta do petróleo; Novartis recua
Produção de veículos no Brasil cresce em agosto, diz Anfavea
Rússia ataca Kiev após breve pausa para visita de enviados dos EUA, matando 5 pessoas
Wall Street recua com petróleo em máxima de mais de seis semanas por tensões no Golfo