Centeno quer que BCE envie mensagem clara sobre altas de juros mais moderadas
![]()
Por Sergio Goncalves e Andrei Khalip
LISBOA (Reuters) - O Banco Central Europeu deve desacelerar o ritmo dos aumentos dos juros a partir de dezembro e enviar uma mensagem clara de que altas recordes de 75 pontos-base não são a norma, já que a inflação deve atingir o pico neste trimestre, disse a autoridade do BCE Mario Centeno à Reuters.
O BCE elevou os juros em 75 pontos-base em cada uma de suas duas últimas reuniões, aumentando sua taxa de depósito em 200 pontos, de mínimas históricas para 1,5%, em apenas três meses.
“Estamos nos aproximando de níveis de juros que consideramos compatíveis com a estabilidade de preços no médio prazo, o que significa que não se pode concretizar a ideia de que altas de 75 pontos são a norma”, disse Centeno, que é presidente do Banco de Portugal.
"É importante acabar com este ciclo de aumentos de forma confiável, e mais importante do que o número (do aumento da taxa) em si é transmitir esta narrativa ao público... Estamos realmente tentando transmitir essa previsibilidade sobre o futuro e espero que a reunião de dezembro seja muito clara sobre isso."
Ele se recusou a prever se os juros subirão em 50 ou 25 pontos-base, ou se mais aumentos serão necessários no ano que vem.
A inflação na zona do euro ficou em 10,6% em outubro na base anual, mais de cinco vezes a meta de 2% do BCE, mas Centeno disse que os dados apontam para um pico da inflação neste trimestre. Ele citou estimativas do Banco Mundial de que os preços de energia, minerais, alimentos e fertilizantes cairão no próximo ano.
(Reportagem de Andrei Khalip)
0 comentário
Orçamento de Trump propõe corte de 10% em gastos discricionários e aumento nos gastos com defesa
Líderes do Irã se juntam a manifestantes nas ruas de Teerã para projetar controle em tempos de guerra
Jovem Pan: Sob ameaça dos EUA, Irã volta a bombardear Israel
Trump promete mais ataques à infraestrutura iraniana enquanto nações buscam abrir Ormuz
Distribuidoras nacionais ficam de fora de 1ª fase do programa de subvenção ao diesel, mostra ANP
Ibovespa fecha quase estável com suporte de petrolíferas