Confiança do investidor alemão se recupera ainda mais em dezembro, mostra ZEW
![]()
BERLIM (Reuters) - A confiança do investidor alemão continuou em sua trajetória de recuperação em dezembro, com as expectativas de inflação caindo e a maior economia da Europa possivelmente evitando uma escassez aguda no fornecimento de energia por enquanto, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira.
O índice de sentimento econômico do instituto subiu pelo terceiro mês consecutivo para -23,3, de -36,7 em novembro. Uma pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de dezembro de -26,4.
"A grande maioria dos especialistas do mercado financeiro espera que a taxa de inflação caia nos próximos meses", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
"Junto com a estabilização temporária nos mercados de energia, isso leva a uma melhora significativa nas perspectivas econômicas", acrescentou.
O temor de que a crise energética inflija um colapso econômico profundo deu lugar nas últimas semanas a sinais de uma recessão mais branda, com o governo alemão esperando atualmente uma contração de 0,4% em 2023.
(Reportagem de Thomas Escritt e Rachel More)
0 comentário
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário
Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC