Aneel aprova redução de 5,89% na tarifa da Light com devolução de PIS/Cofins
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira reajustes tarifários para a distribuidora Light e para as concessionárias da Energisa que atendem os Estados do Acre e Rondônia.
Para a distribuidora fluminense, foi aprovado um reajuste extraordinário que irá reduzir a tarifa dos consumidores, em média, em 5,89% em 2022. Os novos valores passam a valer em 15 de dezembro.
A Light já havia passado por um reajuste anual em março, quando as tarifas tiveram elevação média de 14,68%. Porém, os valores precisam ser revistos devido à lei que determinou a devolução integral, aos consumidores, de créditos tributários conquistados pelas distribuidoras após a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins nas contas de luz.
A empresa judicializou o caso, por discordar da lei sobre devolução dos créditos, o que obrigou a Aneel a realizar uma consulta pública antes de deliberar, nesta terça-feira, sobre a revisão extraordinária das tarifas de 2022.
Já para as outras concessionárias, a agência reguladora aprovou um reajuste tarifário médio de 22,01% para a Energisa Rondônia. O principal efeito altista decorre de impactos financeiros decorrentes do diferimento realizado no reajuste de 2021 para atenuar os efeitos da escassez hídrica enfrentada no ano passado.
Para a Energisa Acre, foi aprovado um reajuste médio de 15,53% das tarifas, com maior peso dos custos com compra de energia e com atividades relacionadas à distribuição.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Orçamento de Trump propõe corte de 10% em gastos discricionários e aumento nos gastos com defesa
Líderes do Irã se juntam a manifestantes nas ruas de Teerã para projetar controle em tempos de guerra
Jovem Pan: Sob ameaça dos EUA, Irã volta a bombardear Israel
Trump promete mais ataques à infraestrutura iraniana enquanto nações buscam abrir Ormuz
Distribuidoras nacionais ficam de fora de 1ª fase do programa de subvenção ao diesel, mostra ANP
Ibovespa fecha quase estável com suporte de petrolíferas