Relator diz que próxima terça-feira é data limite para votação da PEC da Transição
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O relator da PEC da Transição na Câmara, deputado Elmar Nascimento (União-BA), afirmou nesta terça-feira que trabalha com a ideia de votar a proposta entre a quinta-feira desta semana e a terça-feira da próxima, data limite para permitir que o Congresso possa se debruçar sobre o Orçamento de 2023 ainda neste ano.
A expectativa inicial era que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pudesse ser analisada pela Câmara nesta terça-feira ou na quarta, mas a previsão de retomada do julgamento sobre o orçamento secreto no Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira trouxe ruídos às negociações.
"Temos aí o mínimo de quinta-feira e o máximo de terça-feira da semana que vem para a votação", disse o deputado, que é líder do União Brasil na Casa.
"Vamos votar o Orçamento neste ano, por isso 3ª-feira é o prazo máximo para PEC", acrescentou Elmar, que não descarta uma votação da Lei Orçamentária Anual logo após a votação da PEC, no mesmo dia.
Oficialmente, o Congresso entra em recesso no dia 22 de dezembro, quinta-feira da semana que vem.
Elmar explicou que até a votação, espera construir um texto que reflita a vontade da maioria dos líderes da Casa. Por isso mesmo, seus colegas estão com a missão de colher a posição das bancadas para oferecer um diagnóstico do ambiente na Câmara.
A ideia é mensurar o apoio à Proposta de Emenda à Constituição e eventuais tentativas de mudanças no texto, o que forçaria a uma segunda avaliação pelo Senado.
O relator informou ainda que o PL, numerosa bancada que oferecerá oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, já sinalizou que apresentará destaques --emendas a serem votadas separadamente após a deliberação do texto principal.
O texto-base, aliás, não deve ter dificuldade para ser aprovado. Segundo o líder do União, deputados não devem votar contra as medidas que possibilitam o pagamento de 600 reais do Bolsa Família, os 150 reais a famílias com crianças e ainda o aumento do salário mínimo. Segundo ele, isso está "precificado".
Qualquer alteração só ocorrerá, avisa Elmar, se houver votos suficientes para isso. Por se tratar de uma PEC, o quórum de aprovação exigido é mais alto. Para aprovar o texto, são necessários 308 votos favoráveis em dois turnos de votação.
0 comentário
Musalem, do Fed, diz que não são necessários mais cortes de juros com política monetária agora no nível neutro
Índices de Wall Street caem com investidores preocupados com indicação de Trump para Fed, balanços e inflação
Gasolina e etanol devem fechar o mês em alta apesar de redução da Petrobras, apontam especialistas
Ibovespa fecha em queda com realização, mas acumula ganho de 12,4% no mês
Dólar sobe mais de 1% no Brasil em dia de Ptax e avanço da moeda no exterior
Taxas dos DIs sobem sob influência do exterior após sete sessões de baixas