Acordo comercial do Equador com a China está "praticamente fechado", diz Lasso
![]()
GUAYAQUIL, Equador (Reuters) - O presidente do Equador, Guillermo Lasso, disse nesta quarta-feira que o país está prestes a fechar um acordo de livre comércio com a China, um pacto que aumentaria as exportações e impulsionaria o emprego na indústria manufatureira do país sul-americano.
"Foi realizada uma negociação altamente eficiente em menos de 10 meses e posso confirmar que o acordo está praticamente fechado", disse Lasso durante encontro de empresários da China e da América Latina na cidade de Guayaquil.
O Equador começou a negociar com Pequim em fevereiro, com o objetivo de fechar um acordo até o final deste ano. O acordo deve garantir um adicional de 1 bilhão de dólares em exportações equatorianas para a China.
"Os interesses de nossos setores industriais foram levados em consideração, garantindo a proteção do emprego nas áreas fabris", acrescentou Lasso.
Na última década, a China se tornou o principal parceiro financeiro do Equador, com empréstimos de milhões de dólares vinculados a contratos de longo prazo de entrega de petróleo bruto e investimentos de milhões de dólares em hidrelétricas e mineração.
Entre janeiro e setembro deste ano, as exportações não petrolíferas do Equador para a China totalizaram 4,45 bilhões de dólares, com o presidente esperando um crescimento de 51% até o final de 2022, em relação a 2021.
Lasso, que assumiu o cargo em maio, disse que mais comércio e investimentos estrangeiros são essenciais para estimular a economia do país, atingida pela pandemia de Covid-19.
O Equador também planeja assinar este ano um acordo comercial com o México, para garantir sua entrada na Aliança do Pacífico, além de acordos com a Coréia do Sul e a República Dominicana.
(Reportagem de Yury García)
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC
0 comentário
Países da UE não devem esconder-se atrás de interesses nacionais, afirma ministro das Finanças alemão
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março