Economia da Alemanha terá ligeiro crescimento em 2023, prevê IfW
![]()
BERLIM (Reuters) - O instituto alemão IfW tornou-se a mais recente instituição econômica a rever sua previsão de crescimento da economia da Alemanha para 2023 nesta quinta-feira, num momento em que a maior economia da Europa espera evitar o pior da crise energética com a ajuda da flexibilização dos preços de mercado da energia e da ajuda estatal.
O instituto baseado em Kiel espera agora que o Produto Interno Bruto cresça 0,3% em 2023, acima da previsão de outono do instituto, de uma queda de 0,7%.
Na quarta-feira, o instituto Ifo também revisou para cima sua previsão para 2023: ele ainda prevê um declínio no próximo ano de 0,1%, mas isto é menos severo do que a contração de 0,3% prevista anteriormente.
O IfW espera um crescimento de 1,3% em 2024 em comparação com a previsão do Ifo de 1,6% para o mesmo ano.
"As perspectivas para a economia brilharam um pouco --em meio a uma alta incerteza", disse o IfW em um comunicado.
O instituto atribuiu a melhoria das perspectivas à queda dos preços do gás e da eletricidade nos últimos meses, bem como às novas medidas de ajuda governamental destinadas a reduzir os custos das contas de energia para residências e indústria.
O IfW disse esperar que a inflação atinja 5,4% em 2023, abaixo de sua previsão anterior de 8,7%. A inflação em 2022 deve chegar a 8%, acrescentou.
Na quinta-feira, o instituto RWI disse que também espera que a inflação diminua no próximo ano, caindo para 5,8% em 2023, depois de atingir 7,9% este ano.
(Por Rachel More)
0 comentário
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
Alta de preços ao consumidor dos EUA devem ter atingido maior nível em um ano e meio em novembro
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar