Preços de minério de ferro e aço sobem com plano da China de mais estímulos
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian atingiram uma nova máxima de seis meses nesta quinta-feira, enquanto o preço de referência de Cingapura para o ingrediente siderúrgico subiu acima de 110 dólares a tonelada, impulsionado pela melhora nas perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço.
À medida que a economia chinesa enfrenta riscos de infecções por Covid-19 que se espalham rapidamente e uma perspectiva sombria para o crescimento global, formuladores de políticas pretendem aumentar a escala de consumo e investimento, disse a agência oficial de notícias Xinhua na quarta-feira.
O aumento da demanda doméstica ajudará a China a buscar um crescimento econômico de maior qualidade e a lidar com os riscos externos, disse a Xinhua, citando os planos de 2022-2035 emitidos pelo gabinete.
O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 3,2%, a 830 iuanes (119,05 dólares) a tonelada. Mais cedo, o contrato tocou 832 iuanes, o maior valor desde 15 de junho.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de janeiro de referência do minério de ferro subiu 2,7%, para 111,55 dólares a tonelada.
"A implementação acelerada de planos para estabilizar a economia (e) a otimização das políticas de prevenção de epidemias... elevaram o sentimento do mercado", disseram analistas da Zhongzhou Futures em nota.
Os benchmarks do aço chinês também subiram, com o vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai ganhando 3,3%, a bobina laminada a quente subindo 2,7% e o fio-máquina avançando 2%. O aço inoxidável subiu 0,2%.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral