Ibovespa tem sessão volátil com rumor sobre Lei das Estatais e foco no BC
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha sessão volátil nesta quinta-feira, em meio à queda forte dos índices em Nova York após duras sinalizações do Federal Reserve e a rumores de que a Lei das Estatais encontra dificuldades para ser votada no Senado, enquanto agentes financeiros digerem as falas de autoridades do Banco Central.
Petrobras ajudava o índice, enquanto WEG e PRIO estavam entre as maiores influências negativas.
Às 12:54 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,02%, a 103.727,83 pontos. Na mínima, o índice caiu a 103.014,26 pontos, e na máxima avançou a 105.482,72 pontos. O volume financeiro somava 10 bilhões de reais.
O Ibovespa abriu em queda, mas reverteu o movimento e chegou a subir mais de 1%, antes de se reaproximar da estabilidade.
Agentes financeiros citaram rumores de que as mudanças na Lei das Estatais encontravam dificuldades no Senado. Segundo o jornal o Estado de S.Paulo, não havia ainda acordo para a votação do projeto com as alterações nesta quinta-feira.
Mudanças na Lei das Estatais aprovadas nesta semana na Câmara dos Deputados, após a indicação de Aloizio Mercadante para chefiar o BNDES no governo de Luiz Inácio Lula de Silva (PT), pressionaram os ativos locais desde terça-feira.
Para Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de recursos na Nova Futura, apesar da reação positiva, o movimento "não muda em nada" a sinalização do governo eleito de que "a governança das empresas não atenderá aos acionistas".
Os agentes financeiros também seguiam atentos a declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de política econômica da instituição, Diogo Guillen, após a divulgação pela manhã do Relatório Trimestral de Inflação.
Em meio às negociações da PEC da Transição, Campos Neto disse que o BC vem alertado sobre a importância da coordenação entre políticas fiscal e monetária e que essa é a melhor forma de se criar um ambiente futuro para queda de juros.
O mercado ainda aguarda pela tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira.
No exterior, as projeções de juros altos por mais tempo dadas pelo Federal Reserve (Fed) na véspera pesavam na confiança dos investidores e o S&P 500 cedia 2,1%.
Pela manhã, o banco central da zona do euro desacelerou a alta dos juros, mas promoteu manter o combate à inflação. O órgão também disse que começará a reduzir a carteira de títulos em março. O Banco da Inglaterra também elevou o juro nesta quinta-feira.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN subia 0,98%, a 21,68 reais, reduzindo ganhos de mais cedo, mas ainda descolando do petróleo Brent no exterior, que tinha leve queda. As ações da estatal vêm reagindo nas últimas sessões a notícias sobre as estratégias do governo eleito quanto à companhia, incluindo a questão da Lei das Estatais. Na véspera, o papel desabou 7,9%. PETROBRAS ON ganhava 1,44%, a 24,64reais.
- BANCO DO BRASIL ON evoluía 1,83%, a 31,64 reais, desempenhando melhor que seus pares privados. A ação do banco havia caído 2,5% na quarta-feira.
- ULTRAPAR ON cedia -3,55%, a 11,94 reais, após o grupo anunciar que pretende investir 2,18 bilhões de reais em 2023, cerca de 28% acima do orçado para este ano.
- VALE ON avançava 0,18%, a 87,05 reais, após os contratos futuros de minério de ferro subirem na Ásia, diante da melhora nas perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço. O minério de ferro mais negociado para maio em Dalian teve alta de 3,2%.
- MARFRIG ON tinha alta de 5,87%, a 7,58 reais, após duas quedas seguidas. A empresa aprovou 600 milhões de reais em divivendos intercalares aos acionistas.
- BRASKEM PNA perdia -4,37%, a 24,1 reais, após o UBS cortar recomendação da ação, de compra para neutra. No mês, o recuo do papel é de cerca de 14,3%.
- CSN ON ganhava 0,77%, a 14,47 reais, após divulgar projeções, incluindo de alta de cerca de 4,2% no volume de venda de aço em 2023. A empresa também estimou investimentos de 4,4 bilhões de reais no próximo ano.
- OI ON disparava 47,06%, a 0,25 real, após a Justiça encerrar a recuperação judicial da companhia após mais de seis anos.
- RESTOQUE saltava 9,59%, a 1,6 real, após seu conselho de administração aprovar plano de mudança da marca da empresa, além de um aumento de capital de 100 milhões de reais e grupamento de ações na proporção de 8 para 1.
(Por André Romani)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC