Minério de ferro caminha para terceiro ganho semanal com estímulos na China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - O minério de ferro na bolsa de Dalian caminhava para um terceiro aumento semanal consecutivo nesta sexta-feira devido ao otimismo com as perspectivas de recuperação econômica da China em 2023, com traders ignorando amplamente uma onda de infecções locais por Covid-19.
O contrato de maio mais negociado do ingrediente siderúrgico na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 0,5%, a 821 iuanes (117,81 dólares) a tonelada. Mais cedo, tocou 841,50 iuanes, o maior valor desde 13 de junho.
A China, maior produtora mundial de aço, começou a desmantelar seus rígidos controles "zero-Covid" que provocaram protestos nas ruas e prejudicaram a segunda maior economia do mundo.
"As autoridades parecem confiantes de que a China pode enfrentar os desafios médicos de diminuir as restrições, sugerindo que a reabertura acontecerá muito rapidamente”, disse o economista-chefe da ANZ para a Grande China, Raymond Yeung.
Pequim anunciou medidas e planos para implementar mais políticas de apoio ao setor imobiliário doméstico em dificuldades, que responde por uma parcela considerável da demanda chinesa de aço.
Mas a atual onda de infecções por Covid-19 , que pode prolongar a desaceleração da atividade econômica na China, e o desaquecimento do setor de construção no inverno reduziram o entusiasmo dos investidores com a demanda de minério de ferro no curto prazo.
O contrato de referência do minério de ferro para janeiro na Bolsa de Cingapura caiu 1,2% para 110,15 dólares a tonelada.
Os benchmarks do aço chinês tiveram direções mistas. O vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 0,5%, e o fio-máquina ganhou 0,9%, enquanto a bobina a quente ficou estável e o aço inoxidável caiu 2,1%.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC