Economia chinesa precisa de "esforços árduos" para sustentar recuperação, diz órgão de planejamento
![]()
PEQUIM (Reuters) - A economia da China deve acelerar, mas são necessários "esforços árduos" para sustentar a recuperação do crescimento devido a um ambiente externo adverso e à perda de força da economia global, disse o principal órgão de planejamento do país nesta sexta-feira.
As declarações foram feitas após a divulgação de dados de atividade econômica piores do que o esperado para novembro.
Embora a segunda maior economia do mundo deva se beneficiar do afrouxamento das restrições contra a Covid-19 anunciado na semana passada, a flexibilização abrupta das regras pode causar surtos maiores do vírus, que podem afetar empresas e consumidores.
Além da Covid-19, as autoridades também precisam conduzir a economia em meio a outros fatores negativos, principalmente a fraqueza prolongada no setor imobiliário e a moderação da demanda externa.
"Com a implementação de medidas otimizadas de prevenção e controle da Covid-19, enquanto as políticas para estabilizar a economia gradualmente entram em vigor, espera-se que o crescimento econômico da China continue acelerando", disse um porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC).
"Ao mesmo tempo, estamos cientes de que a economia está enfrentando um ambiente externo mais complexo e severo, e enfraquecimento do impulso de crescimento para a economia global", disse o porta-voz.
"Precisamos fazer esforços árduos para promover uma recuperação econômica sustentada", acrescentaram.
A China trabalhará para estabilizar o crescimento, o emprego e os preços, acelerando a construção de projetos de infraestrutura e expandindo o investimento efetivo, disse o comunicado.
Para estimular uma economia atingida pela Covid-19, a China estabeleceu planos para expandir o consumo e o investimento doméstico, informou a mídia estatal na quarta-feira.
(Reportagem de Ellen Zhang e Ryan Woo)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC