Confiança empresarial na China cai a menor nível em quase uma década por Covid
![]()
PEQUIM (Reuters) - A confiança empresarial da China caiu para o nível mais baixo desde janeiro de 2013, mostrou pesquisa da World Economics nesta segunda-feira, refletindo o impacto do surgimento de casos de Covid19 na atividade econômica com o levantamento abrupto de muitas medidas de controle da pandemia.
O índice caiu para 48,1 em dezembro de 51,8 em novembro, mostrando a pesquisa da World Economics com gerentes de vendas de mais de 2.300 empresas, realizada entre 1 e 16 de dezembro. O índice foi o mais baixo desde que a pesquisa começou em 2013.
Os resultados da pesquisa estão entre os primeiros indicadores de como o sentimento empresarial foi afetado na segunda maior economia do mundo, após o forte relaxamento das rigorosas medidas de contenção da Covid em 7 de dezembro ter desencadeado uma onda ainda crescente de casos de Covid em toda a China.
"A pesquisa sugere fortemente que a taxa de crescimento da economia chinesa diminuiu drasticamente, e pode estar caminhando para a recessão em 2023", disse a World Economics.
O PIB da China deve crescer apenas 3% este ano, seu pior desempenho em quase meio século.
A pesquisa mostrou que a atividade empresarial caiu com força em dezembro, com os índices dos gerentes de vendas nos setores de industrial e de serviços abaixo do nível 50, que separa crescimento de contração.
(Reportagem de Liangping Gao, Ryan Woo e Joe Cash)
0 comentário
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado
Ibovespa sobe com melhora externa; SLC avança