Mercados argentinos comemoram vitória na Copa do Mundo
![]()
Por Jorge Otaola
BUENOS AIRES (Reuters) - Os títulos e ações da Argentina subiram nesta segunda-feira, um dia após a vitória do país na Copa do Mundo, com o bom humor nas ruas impulsionando o sentimento dos investidores no país.
"A reação de hoje pode ser devido a algum efeito associado à vitória na Copa do Mundo", disse o economista Gustavo Ber. "ADRs e títulos em dólar conseguiram evitar a fraqueza externa por enquanto, como vêm fazendo recentemente como resultado de apostas táticas."
O índice de ações S&P Merval subiu 1,83%, para 168.128,28 pontos, liderado por empresas do setor de energia. Os títulos do mercado de balcão, que estão sendo negociados em território problemático devido a recentes problemas de dívida, subiram em média 0,2%.
O analista Marcelo Rojas disse que "os dólares que a AFA (Associação Argentina de Futebol) vai embolsar para ganhar a copa no Catar devem entrar pelo banco central (dado o rígido controle cambial vigente), então as reservas serão beneficiadas".
A Argentina conquistou o valor recorde da Copa do Mundo, de 42 milhões de dólares, ao vencer a França na final no domingo, conquistando o troféu pela primeira vez desde 1986. A seleção chegará à capital e comemorará a terceira vitória do país na Copa do Mundo na terça-feira no centro de Buenos Aires.
Não ficou claro o quanto isso estava por trás do bom desempenho do mercado nesta segunda-feira, embora um artigo deste ano da Universidade de Surrey, na Inglaterra, argumentasse que uma vitória poderia impulsionar a economia do país vencedor.
"A análise mostra que vencer a Copa do Mundo da Fifa aumenta o crescimento do PIB em pelo menos 0,25 ponto percentual nos dois trimestres subsequentes", disse o artigo do pós-doutorando Marco Mello.
“Esse resultado parece ser impulsionado principalmente pelo maior crescimento das exportações, o que é consistente com um maior apelo dos produtos e serviços nacionais no mercado global após a vitória em um grande evento esportivo”.
(Reportagem de Jorge Otaola)
0 comentário
Países da UE não devem esconder-se atrás de interesses nacionais, afirma ministro das Finanças alemão
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março