Futuros de minério de ferro caem à medida que temores por Covid crescem na China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta sexta-feira, presos em uma faixa estreita, enquanto a China, maior consumidora de metais, enfrenta surtos crescentes de Covid-19 que podem atrapalhar a recuperação da segunda maior economia do mundo e maior produtora de aço.
O medo de infecções generalizadas por Covid-19 forçou muitas empresas, principalmente no centro financeiro da China, Xangai, a fechar e diminuiu o otimismo dos investidores que havia sido estimulado pela promessa repetida de Pequim de intensificar o apoio político e impulsionar o crescimento econômico em 2023.
Um hospital de Xangai disse à sua equipe para se preparar para uma "batalha trágica" contra a Covid-19, pois espera que metade dos 25 milhões de habitantes da cidade seja infectada até o final do ano.
"A realidade é que em todo o país as infecções entraram na alta temporada. A produção e outras atividades estagnaram", disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.
O contrato de minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou o comércio diurno com queda de 0,2%, a 825 iuanes (118,18 dólares) a tonelada, e pouco mudou em relação à semana passada.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de janeiro de referência do ingrediente siderúrgico caiu 0,1% para 110,75 dólares a tonelada a partir das 04:29 (horário de Brasília), preso entre os níveis de 107-113 dólares este mês.
Os benchmarks do aço foram bastante moderados, com o vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai em alta de 0,1%, a bobina laminada a quente caiu 0,1%. O aço inoxidável caiu 0,6%.
A taxa de utilização da capacidade do alto-forno entre 247 siderúrgicas chinesas cobertas pela pesquisa regular da consultoria Mysteel caiu 0,25 ponto percentual para 82,39% entre 16 e 22 de dezembro em relação à semana anterior, já que elas frearam a produção em meio à demanda morna.
Outros insumos siderúrgicos de Dalian também ficaram sob pressão, com o carvão metalúrgico e o coque caindo 2,1% e 1,8%, respectivamente.
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam