Governo central tem déficit primário de R$14,687 bi em novembro, aponta Tesouro
![]()
(Reuters) - O governo central registrou um déficit primário de 14,687 bilhões de reais em novembro, informou o Tesouro nesta quarta-feira, com recuo nas receitas federais por conta de uma menor arrecadação de dividendos.
O resultado, que reúne as contas de Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, veio mais fraco do que no mesmo mês de 2021, quando houve superávit de 4,188 bilhões de reais.
No acumulado de janeiro a novembro, as contas públicas permanecem superavitárias, em 49,297 bilhões de reais, contra um rombo de 48,897 bilhões de reais em igual período de 2021.
Em 12 meses, o superávit primário é de 66,5 bilhões de reais, equivalente a 0,77% do Produto Interno Bruto (PIB).
Em novembro, as receitas do governo central, já descontadas as transferências obrigatórias a Estados e municípios, tiveram queda real de 9,4% sobre o mesmo mês de 2021, para 125,887 bilhões de reais.
No mês, as receitas foram puxadas para baixo por uma queda de 88,3% nos ganhos com dividendos e participações, recuo de 8,7 bilhões de reais. A coleta de IPI no período caiu 42,1% (-R$3,1 bilhões de reais).
Por outro lado, houve aumento de 21,3% na receita com Imposto de Renda (+9,3 bilhões de reais).
Já as despesas do governo cresceram 4,6% acima da inflação no mês passado, a 140,574 bilhões de reais, com alta nos gastos previdenciários e na liberação de créditos extraordinárias, apesar de um recuo nos desembolsos discricionários de ministérios.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam