Economia paulista cresceu 0,8% entre setembro e outubro
De acordo com a Fundação Seade, entre os meses de setembro e outubro, o Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo cresceu 0,8%, já descontados os efeitos sazonais, com desempenhos positivos nos setores da indústria (2,7%), agropecuária (0,9%) e serviços (0,3%). Na comparação com outubro de 2021, a economia apresentou acréscimo de 5,1%, com crescimento na indústria (6,7%), nos serviços (5,4%) e na agropecuária (0,1%).
Na taxa anual, o PIB cresceu 2,7%, com avanços de 3,7% no setor de serviços, 1,6% na agropecuária e retração de 0,3% na indústria que, apesar do recuo, vem apresentando uma melhora relativa, considerando-se que em julho a taxa anual foi de -2,1%.
Dessa forma, vai se consolidando a trajetória de crescimento da economia paulista em 2022 em torno de 3,0%, mais uma vez puxado pelo setor de serviços, enquanto a indústria ainda apresenta dificuldades para uma recuperação mais consistente.
Em relação a 2023, as projeções para o PIB do Estado de São Paulo são de mínima de 0,9%, média de 1,7% e máxima de 2,3%, confirmando a perspectiva de acomodação do crescimento em patamares inferiores aos de 2022.
Em novembro de 2022, o PIB+30 paulista avançou 1,3%, e manteve-se em patamar superior aos níveis anteriores à pandemia. Na comparação com novembro de 2021, o PIB+30 avançou 6,5%.
0 comentário
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”