Reuters: Governo federal quer reunião com governadores para pauta comum e Costa acena ao agronegócio
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal pretende fazer ainda neste mês uma reunião com os governadores com o objetivo de definir uma pauta em comum, disse nesta segunda-feira o novo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em discurso de posse no qual também fez acenos ao setor produtivo, ao agronegócio e ao Poder Judiciário.
"Vamos discutir com os governadores o pacto federativo para que juntos ao longo do ano possamos definir pautas e termos uma governança com uma pauta comum", disse ele, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Durante a campanha, o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu realizar um encontro com chefes do Executivo estaduais para definir agendas conjuntas de propostas. Em seu discurso no Congresso, na posse, repetiu o desejo de diálogo com os governadores em torno de propostas.
Rui Costa disse que quer buscar como uma das prioridades iniciais a retomada do Brasil, para sair da paralisia em que se encontra. Ele afirmou que nem mesmo a equipe de transição do governo conseguiu descobrir exatamente quantas obras paralisadas há no país.
O ministro destacou que a nova gestão quer ter um diálogo intenso com o setor produtivo e fez questão de mencionar a relação de parceria que teve, quando era governador da Bahia, com o agronegócio, de quem pretende estreitar laços no novo cargo público.
"Na Bahia nós dialogamos com o agronegócio, vocês são empresários de ponta, utilizando de alta tecnologia, tendo produtividades simbólicas para o mundo e vocês serão convidados a contribuir com esse projeto", ressaltou.
O setor do agronegócio apoiou majoritariamente Jair Bolsonaro nas eleições e a nova gestão quer voltar a ter laços.
Costa também pretende buscar um diálogo com o Poder Judiciário.
"Vamos buscar muito diálogo com o Judiciário estadual e federal para que a gente possa destravar todas aquelas obras que estão judicializadas para que o Brasil possa gerar empregos, renda e melhorar a vida das pessoas", destacou.
Sem a presença de representantes do governo Bolsonaro na cerimônia, coube ao novo líder do governo do Senado, Jaques Wagner (PT-BA), padrinho político de Rui Costa, ter dado posse ao correligionário.
Jaques Wagner, que já foi ministro de gestões anteriores petistas, disse que vai conversar com todo mundo, inclusive com a oposição.
0 comentário
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”