Ucrânia rejeita pedido de Putin para trégua no Natal ortodoxo
![]()
Por Pavel Polityuk
KIEV, 5 Jan (Reuters) - A Ucrânia rejeitou uma oferta do presidente russo, Vladimir Putin, de um cessar-fogo de 36 horas durante o Natal ortodoxo, dizendo que não vai haver trégua até que a Rússia retire suas forças invasoras de territórios ocupados.
O Kremlin disse que Putin ordenou um cessar-fogo a partir do meio-dia de sexta-feira, após um pedido de trégua de Natal feito pelo patriarca Kirill, chefe da Igreja Ortodoxa Russa.
"Levando em consideração o apelo de Sua Santidade o patriarca Kirill, instruo o Ministro da Defesa da Federação Russa a introduzir um regime de cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato das partes na Ucrânia, das 12h de 6 de janeiro de 2023 às 24h de 7 de janeiro de 2023", disse Putin no pedido.
"A partir do fato de que um grande número de cidadãos que professam a ortodoxia vivem nas áreas de hostilidade, pedimos ao lado ucraniano que declare um cessar-fogo e permita que eles participem dos serviços religiosos na véspera de Natal, bem como no dia de Natal", disse Putin.
Mas o conselheiro presidencial ucraniano, Mikhailo Podolyak, tuitou em resposta que a Rússia "deve deixar os territórios ocupados -- só então terá uma 'trégua temporária'. Guarde a hipocrisia para si mesmo".
Ele disse que, ao contrário da Rússia, a Ucrânia não estava atacando território estrangeiro ou matando civis, apenas enfrentando "membros do Exército de ocupação em seu território".
Podolyak já havia rejeitado a trégua de Kirill anteriormente, afirmando ser "uma armadilha cínica e um elemento de propaganda". Ele descreveu a Igreja Ortodoxa Russa, que endossou a invasão, como "propagandista de guerra" que incitou o "assassinato em massa" de ucranianos e a militarização da Rússia.
A Igreja Ortodoxa da Rússia comemora o Natal em 7 de janeiro. A principal Igreja Ortodoxa da Ucrânia rejeitou a autoridade do patriarca de Moscou, e muitos fiéis ucranianos mudaram seu calendário, celebrando o Natal em 25 de dezembro como no Ocidente.
(Reportagem de redações da Reuters)
0 comentário
Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral