Zelenskiy agradece chanceler da Alemanha por pacote de defesa e discute “mais cooperação”
![]()
KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que havia falado pelo telefone com o chancelar alemão, Olaf Scholz, nesta sexta-feira, e o agradeceu por um “poderoso pacote de defesa” que ajudará a Ucrânia a afastar as tropas russas e defender suas cidades.
Zelenskiy também disse que eles discutiram mais cooperação em defesa, mas não deu detalhes.
Em um comunicado conjunto com os Estados Unidos na quinta-feira, a Alemanha afirmou que forneceria Veículos de Combate de Infantaria Marder e um sistema de defesa aéreo Patriot à Ucrânia.
“Eu agradeci (Scholz) pelo poderoso pacote de defesa, incluindo várias dúzias de veículos Marder e o sistema Patriot. Discutimos mais cooperação para fortalecer o exército ucraniano”, escreveu Zelenskiy no Twitter.
Ele e outras autoridades ucranianas de primeiro escalão pediram várias vezes sistemas de armas mais avançados e mais pesados após a invasão da Rússia, agora em seu 11º mês.
A França também anunciou esta semana que enviará veículos de combate blindados AMX-10 RC.
(Reportagem de Dan Peleschuk)
0 comentário
Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral