Minério de ferro cai conforme China tenta impedir especulação "maliciosa" de preços
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta segunda-feira depois que o planejador estatal da China prometeu aumentar os esforços para regular os preços do ingrediente siderúrgico e reprimir especulação "maliciosa" de preços.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma está muito preocupada com as flutuações nos preços do minério de ferro depois de perceber um recente aumento acentuado, disse em um comunicado na sexta-feira.
O contrato de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 2,5%, a 823 iuanes (121,70 dólares) a tonelada.
Na semana passada, o contrato de referência subiu para 860,50 iuanes a tonelada, impulsionado pelo otimismo em relação a um maior apoio político da China, maior produtor mundial de aço, ao setor imobiliário em dificuldades e ao desmantelamento dos controles pandêmicos.
Mas a primeira semana de 2023 também registrou maior volatilidade do mercado em meio a preocupações com surtos de Covid-19 na China e demanda doméstica de aço sazonalmente fraca.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro para fevereiro caiu 1,3%, para 116,25 dólares a tonelada.
"Pode-se entender a razão pela qual é frustrante para o governo, dado que (os altos preços) aumentam os custos para produtores de aço integrados e usuários finais do downstream, ou seja, incorporadores imobiliários", disse o diretor administrativo da Navigate Commodities, Atilla Widnell.
Os contratos futuros de minério de ferro "deslocaram-se da oferta e demanda físicas", disse ele.
As referências de aço e outros insumos siderúrgicos de Dalian, no entanto, subiram, com carvão de coque e coca avançando 3,1% e 3,5%, respectivamente.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
EUA defendem saída da Ucrânia da região de Donetsk para acordo com a Rússia, diz fonte
Ações europeias se recuperam com impulso de bancos; decisão do BCE e dados dos EUA ficam no foco
Ganhadora do prêmio Nobel da Paz ficou ferida ao fugir da Venezuela, diz porta-voz
Índices de Wall Street sobem enquanto investidores se posicionam para semana carregada de dados
Pedidos de recuperação judicial do agro brasileiro mais que dobram no 3º tri, diz Serasa
Ibovespa volta aos 162 mil pontos com IBC-Br e Braskem sob holofotes