Reuters: Há líderes políticos responsáveis por discurso que levou a ataques do domingo, diz ministro da Justiça
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira que os atos de vandalismo e depredação das sedes dos Três Poderes da República no domingo foram incentivadas por discursos de ódio proferidos por líderes políticos, citando como exemplo falas antidemocráticas e ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro a instituições do Estado.
Para o ministro, "palavras têm poder" e resultaram na migração dos ataques virtuais para a vida real, com a intenção de promover um "golpe de Estado". Dino afirmou, em coletiva nesta segunda, que o discurso de ódio ganhou "pernas, braços, tiros e bombas" no domingo.
Dino, que comparou os atos de vandalismo aos ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos, comemorou as cerca de 1.500 detenções já promovidas --dentre manifestantes na Esplanada dos Ministérios e acampados no QG do Exército.
O ministro da Justiça também destacou o posicionamento das instituições, com especial atenção às Forças Armadas, que mantiveram-se até o momento "leais à legalidade democrática".
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global