Reuters: Eletrobras investiga quedas de torres de energia em meio a atos golpistas, dizem fontes
![]()
(Reuters) - A Eletrobras está investigando as razões para quedas de duas torres de transmissão de energia elétrica de suas concessionárias Furnas e Eletronorte desde domingo, quando eclodiram atos golpistas pelo país e ameaças a refinarias da Petrobras, disseram duas fontes à Reuters.
"Tiveram atos de vandalismo em linhas (de transmissão)... mas não dá pra saber se é atentado ou tem relação (com atos golpistas)", afirmou uma das fontes.
As ocorrências à infraestrutura da Eletrobras envolveram linhas no Paraná e em Rondônia. No caso paranaense, foi derrubada uma torre do Bipolo 2, que transmite energia gerada pela hidrelétrica Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.
O serviço de energia não foi comprometido, disse uma das fontes.
"A segurança do sistema está garantida... Não há risco de nada, absolutamente nada. O circuito de Furnas que caiu, outro bipolo assumiu."
Outra fonte disse que equipes estão sendo deslocadas para o local no Paraná para checar o ocorrido e se houve um uso de um trator na derrubada da torre.
Na Eletronorte, ocorreu o desligamento de uma linha de transmissão da interligação Acre-Rondônia ao Sistema Interligado Nacional.
"Imediatamente, a equipe de manutenção foi acionada e a inspeção realizada detectou que o desligamento foi provocado pela queda de uma torre dessa linha, com indícios de sabotagem. A equipe da Eletronorte já está mobilizada para substituição da torre, com previsão de conclusão dos serviços ao longo do próximo dia 11, quarta-feira", diz a nota da empresa divulgada na véspera.
Depois das ocorrências na Eletrobras, o Ministério de Minas e Energia e a agência reguladora Aneel instituíram um gabinete de crise para monitorar eventuais ameaças à segurança das instalações do setor elétrico, afirmou uma terceira fonte.
(Por Rodrigo Viga Gaier e Letícia Fucuchima)
0 comentário
Orçamento de Trump propõe corte de 10% em gastos discricionários e aumento nos gastos com defesa
Líderes do Irã se juntam a manifestantes nas ruas de Teerã para projetar controle em tempos de guerra
Jovem Pan: Sob ameaça dos EUA, Irã volta a bombardear Israel
Trump promete mais ataques à infraestrutura iraniana enquanto nações buscam abrir Ormuz
Distribuidoras nacionais ficam de fora de 1ª fase do programa de subvenção ao diesel, mostra ANP
Ibovespa fecha quase estável com suporte de petrolíferas