Reuters: Fechar o ano com déficit primário inferior a 1% do PIB é bastante realista, diz Haddad
![]()
Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira ser “bastante realista” a hipótese de o governo central fechar 2023 com um déficit primário inferior a 1% do PIB, contra a previsão atual de rombo de 2,16% do PIB.
A previsão foi feita apesar da apresentação nesta quinta de um conjunto de medidas que têm potencial de levar o governo a encerrar 2023 com um superávit primário de 0,1% do PIB.
Segundo ele, é possível que haja frustração em parte das iniciativas anunciadas, por isso a previsão para o fechamento do ano é mais modesta.
"Se vamos atingir o resultado máximo, vai depender da evolução do acompanhamento dessas medidas. Quando há várias ações que não dependem só de você, como a renegociação de dívidas administrativas, é difícil estimar", disse. "Não queremos passar para a sociedade uma situação que pode não se confirmar."
Em coletiva de imprensa para detalhar medidas econômicas, a primeira desde que assumiu o cargo, Haddad disse que o governo anterior tomou uma série de medidas irresponsáveis que deterioraram as contas deste ano.
Segundo ele, o objetivo de sua gestão é tentar encerrar 2023 com um nível de receitas e despesas similar ao observado em 2022, na proporção do PIB.
Na entrevista, Haddad indicou que o salário mínimo neste ano ficará em 1.302 reais, como proposto pelo governo anterior e que já está em vigor, sem aumento adicional.
O ministro argumentou que o valor em vigor já representa um ganho de 1,4% acima da inflação para o trabalhador. Isso ocorreu porque a inflação caiu no ano passado desde o momento em que a proposta de Orçamento para 2023 foi apresentada.
Ele explicou que o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral foi de conceder aumento real, "o que já aconteceu, ele cumpriu agora e cumprirá nos próximos três anos".
De acordo com Haddad, o Orçamento deste ano tinha uma margem de 6,8 bilhões de reais para que um ganho adicional do salário mínimo fosse concedido, mas o valor foi consumido após o INSS acelerar a liberação de benefícios previdenciários.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global