Expectativas de inflação do consumidor nos EUA caem em janeiro
![]()
WASHINGTON (Reuters) - Os consumidores dos Estados Unidos acreditam que as pressões sobre os preços diminuirão consideravelmente nos próximos 12 meses, com uma pesquisa desta sexta-feira mostrando que a perspectiva de inflação para daqui a um ano caiu em janeiro ao nível mais baixo desde 2021.
A Pesquisa de Consumidores da Universidade de Michigan mostrou que a perspectiva de inflação para um ano caiu a uma leitura preliminar de 4,0% neste mês, ante 4,4% em dezembro. Essa foi a leitura mais baixa desde abril de 2021. No horizonte de cinco anos, a perspectiva subiu para 3,0%, de 2,9% no mês passado, permanecendo na estreita faixa de 2,9% a 3,1% em que tem trabalhado em 17 dos últimos 18 meses.
A pesquisa veio na esteira de dados do governo norte-americano de quinta-feira, que mostraram que os preços ao consumidor caíram pela primeira vez em mais de dois anos e meio em dezembro. A inflação está diminuindo à medida que os aumentos agressivos da taxa de juros do Federal Reserve esfriam a demanda e os gargalos na cadeia de suprimentos perdem força.
Com a queda da inflação, o ânimo dos consumidores está melhorando. A leitura preliminar de janeiro da Universidade de Michigan sobre o índice geral de sentimento do consumidor subiu a 64,6, ante 59,7 no mês anterior. Economistas consultados pela Reuters previam uma leitura preliminar de 60,5.
(Por Lucia Mutikani)
0 comentário
Bolsonaro tem prisão domiciliar prorrogada por questões de saúde
Dólar acompanha exterior e cai ante o real em sessão com liquidez menor
Ibovespa avança e fecha acima de 174 mil pontos em pregão com volume reduzido sem Wall St
Taxas de DIs caem no Brasil após dados fracos da indústria em sessão sem os Treasuries
Exportações brasileiras de petróleo, minério de ferro e soja avançam em junho
Governo eleva projeção de superávit comercial do Brasil a US$90 bi em 2026 prevendo exportações mais fortes