Lula confirma que Brasil e Argentina estudam moeda comum para transações entre países
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira, em entrevista conjunta com o presidente argentino, Alberto Fernández, que os governos do Brasil e da Argentina estudam a criação de uma moeda comum para ser usada nas transações entre os dois países de forma a reduzir a dependência do dólar.
"Que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possam nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita em uma moda comum a ser construída com muito debate e muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer", disse Lula a jornalistas após encontro com Fernández em Buenos Aires.
"Se dependesse de mim a gente teria comércio exterior sempre na moeda dos nossos países para que não precise depender do dólar", acrescentou.
Lula defendeu ainda que se estude a criação de moedas únicas para as transações entre os países do Mercosul e também do Brics.
O presidente ainda afirmou que o BNDES poderá fornecer financiamento para um projeto que leve gás argentino do campo de Vaca Muerta para o Brasil.
1 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam
Merie Coradi Cuiaba - MT
E o MERCOSUL, quando vai começar funcionar? Mais de trinta 30 o Brasil gastando com viagens e reuniões e até hoje, que eu saiba, NADA, NHIL, ZERO. Ou estou enganado?
Se a Argentina nao consegue dolares----O Brasil vai vender produtos e receber em troca papel higienico---