China diz que situação da Covid-19 está em "nível baixo" após feriado
![]()
PEQUIM (Reuters) - A China disse nesta segunda-feira que a situação da Covid-19 no país está em um "nível baixo" e que as visitas clínicas por febre devido ao coronavírus durante o Ano Novo Lunar caíram cerca de 40% em relação ao cenário antes do feriado de uma semana.
"A situação epidêmica geral no país entrou em um nível baixo e a situação epidêmica em vários lugares manteve uma tendência constante de queda", disse o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.
As viagens domésticas, bem como as para dentro e fora da China durante o feriado, aumentaram de forma acentuada enquanto milhões embarcaram em aviões, trens, ônibus e rodovias depois que Pequim desmantelou abruptamente uma política rígida de quase três anos no início de dezembro.
As viagens de passageiros durante o período anual de pico atingiram 892 milhões entre 7 e 29 de janeiro, um aumento de 56% em relação a 2022, disse uma autoridade do Ministério dos Transportes a repórteres, mas uma queda de 46,9% em relação ao mesmo período de 2019.
O súbito afrouxamento das restrições contra a Covid-19 na China foi seguido por uma onda de infecções em sua população de 1,4 bilhão de pessoas. Um proeminente cientista do governo disse em 21 de janeiro que 80% das pessoas já haviam sido infectadas, tornando remota a possibilidade de uma grande retomada dos casos nos próximos meses.
Alguns especialistas alertaram que as viagens do Ano Novo Lunar, conhecidas antes da pandemia como a maior migração de pessoas do mundo, desencadeariam uma onda de infecções em áreas rurais menos equipadas para lidar com elas.
Na semana passada, no entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China disse que não houve uma volta significativa das infecções durante o feriado, o número de casos e mortes graves por Covid-19 caiu e nenhuma nova cepa mutante foi identificada.
O centro também disse na semana passada que os casos de Covid-19 em estado crítico na China caíram 72% em relação ao pico no início deste mês, enquanto as mortes diárias entre pacientes com coronavírus em hospitais caíram 79% em relação ao maior nível.
Alguns especialistas globais disseram que os dados relatados pela China sobre mortes relacionadas à Covid-19 podem subestimar muito o total real porque excluem aqueles que morrem em casa, enquanto alguns médicos disseram que foram desencorajados a citar o coronavírus como causa da morte.
(Reportagem de Ethan Wang e Bernard Orr)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global