Até novembro, a taxa anual da economia paulista avançou 2,9%
De acordo com a Fundação Seade, até novembro, a taxa anual do Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo avançou 2,9%, com crescimento em todos os setores: serviços (3,8%), indústria (0,5%) e agropecuária (1,6%).
Em novembro, a economia paulista resultou em queda de 0,8%, já descontados os efeitos sazonais, com decréscimos nos setores da indústria (-0,6%) e serviços (-0,3%) e crescimento na agropecuária (1,1%). De acordo com o gerente da área de economia da Fundação Seade Vagner Bessa “ o recuo mensal ocorreu devido, principalmente, aos resultados negativos do comércio (-1,1%) e dos transportes (-1,0%)”.
Na comparação com novembro de 2021, houve expansão de 3,3% da economia, com acréscimos de 5,3% na indústria e 3,6% nos serviços, já a agropecuária registrou queda de 3,5%. Para o diretor executivo da Fundação Seade Bruno Caetano “ a economia paulista vem apresentando bons resultados, especialmente, nos serviços com destaque para os de alojamento e alimentação e de informação e comunicação”.
Com base nesses dados, a Fundação Seade projetou para 2023 as seguintes taxas de crescimento do PIB paulista: mínima de 1,1%, média de 1,6% e máxima de 2,3%, confirmando a perspectiva de acomodação do crescimento em patamares inferiores aos de 2022.
Em dezembro de 2022, o PIB+30 paulista avançou 0,5%, e manteve-se em patamar superior aos níveis anteriores à pandemia. Na comparação com dezembro de 2021, o PIB+30 avançou 2,9%.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global